5 de set. de 2007

Qual o seu diagnóstico?

Este cão Cocker Spaniel de 5 anos apresenta dor cervical há uma semana (não eleva a cabeça, às vezes grita de dor) e também claudica com o membro torácico esquerdo, não apoiando o mesmo em alguns momentos. No exame clínico você observa dor cervical intensa, que o animal não movimenta o pescoço e sim os olhos (característico em alguns casos de dor cervical) e déficit de propriocepção de membro torácico esquerdo.

1) Quais os diagnósticos diferenciais?

2) Como confirmar as suspeitas?

Um comentário:

  1. 1) O meu principal diagnostico diferencial baseado na raca, idade e historia clinica seria a doenca do disco intervertebral cervical, no qual pode causar uma protusao de disco lateralizada, comprimindo a medula espinhal cervical caudal. Na DDIV cervical deficits neurologicos geralmente sao menos comuns do que na DDIV toraco-lombar, pois o canal espinhal nesta regiao eh mais largo. Alem disso o fato do animal claudicar do membro anterior esquerdo pode ser explicado devido possivel compressao da raiz nervosa (sinal de raiz ou nerve root signature), no qual eh mais frequentemente associado a copressao de discos cervicais caudais.
    Outros diferenciais sao: trauma (luxacao/fratura/contusao), miosite, meningite (infecciosa ou imunomediada), discoespondilite, instabilidade atlanto-axial, Sindrome de Wobler, neoplasias, cistos e abcessos.

    2) Para confirmar a suspetita precisamos fazer uma radiografia simples para descartar possivel fratura/luxacao, podemos ainda observar diminuicao do espaco intervertebral, possivel presenca de disco calcificado, etc. Devemos tambem fazer um hemograma para avaliar se ha sinal de inflamacao/infeccao sistemica ou qualquer outra possivel alteracao. Se o proprietario tiver condicoes financeiras e se houver disponibilidade de ressonancia magnetica no local, a mesma eh uma opcao, na qual podemos observar nitidamente o local da lesao, caso nao exista essa possibilidade eh tambem muito eficaz a utilizacao da mielografia. O exame do liquor tambem eh muito util na busca do diagnostico, no qual suas alteracoes podem ser sugestivas de inflamacao ou infeccao do sistema nervoso.

    ResponderExcluir